1ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

Business On the Way

Internacionalização: segredos do sucesso e oportunidades de mercados.

21 de novembro 2017 | AEP, Leça da Palmeira

CONFERÊNCIA

QUEM SOMOS

A AEP – Associação Empresarial de Portugal é uma das entidades mobilizadoras e catalisadoras de Programas integrados nos eixos da Competitividade e Internacionalização do Portugal 2020, nomeadamente no âmbito da internacionalização das PME.

No seu Programa Portugal Business On the Way, que todos os anos desenvolve dezenas de ações em vários mercados do globo, a AEP organiza a 1ª Conferência Internacional Business On the Way, um evento incontornável, pela qualidade e relevância dos seus oradores, portugueses e estrangeiros.

Para a organização desta Conferência Internacional, a AEP conta com a sua experiência e know-how, resultantes de perto de 30 anos de trabalho no apoio à internacionalização, que corresponderam à organização de mais de 490 ações de promoção da oferta nacional em mais de 72 países.

Só este ano, está em curso a realização de mais de 35 ações de promoção externa em 27 países.

OBJETIVOS

  • Fomentar o Networking
  • Desenvolver todas as competências para abordar mercados de alto potencial
  • Apresentar melhores práticas e oportunidades
  • Apresentar processos e estratégias de internacionalização
  • Analisar mercados de alto potencial

MERCADOS

  • Estados Unidos
  • Irlanda
  • Israel
  • Polónia

PROGRAMA

  • Presença de Keynote Speakers na área da internacionalização
  • Presença de 4 Presidentes de Câmaras de Comércio e Indústria internacionais

ORADORES

Alberto Cisterna
Enterprise Ireland

Bacharel em Estudos Empresariais pela Universidade de Hertfordshire (UH) e com grau de Mestre em Administração de empresas (MBA) pela Dublin City University (DCU), é actualmente Diretor para Espanha e Portugal da Enterprise Ireland, baseada em Madrid.

Foi Diretor de Estratégia e Mercado Nacional das Bodegas Valdemar, com sede em La Rioja, Espanha e Senior National Account Manager da L’Oréal com base em Londres e Dublin.

Andrew Parish
Connect Ireland

Empreendedor, CEO, diretor, angariador de fundos e mentor de negócios, com mais de 25 anos de experiência em diversas áreas incluindo cleantech, fabricação, consultoria em inovação, desenvolvimento de novos produtos e gestão de negócios.

Andrzej Arendarski
Presidente da National Chamber of Commerce

Doutorado em Humanidades e autor de numerosas publicações, é co-fundador e presidente da Polish Chamber of Commerce é, também, Presidente da Fundação Polaca-Americana para Assessoria de Pequenas Empresas.

Em 2008, tornou-se vice-presidente da EUROCHAMBRES.

Em 1992, foi Ministro da Cooperação Económica Externa. Concedido com muitas ordens nacionais e estrangeiras, incluindo, entre outros, Cruz Comandante e a Cruz dos Cavaleiros da Ordem da Polónia Restituta e a Ordem do Sorriso.

Cao Fenggang
Vice-presidente of Hainan Airlines

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Civil Aviation University da China em 1983, entrou para o Grupo HNA em 1994, possui uma vasta experiência em manutenção e gestão da aviação e contribuiu de forma importante para o desenvolvimento da indústria de manutenção da HNA, obteve o Prémio de HNA Group “Lifetime enterprise elite” em 2006.

Foi presidente da HNA Technic, vice-presidente da Hainan Airlines e Tianjin Airlines.

Neste momento é vice-presidente da China Civil Aviation Maintenance Association, bem como vice-presidente da HNA Aviation & Tousirm Cloud Platform.

Jacek Junosza Kisielewski
Embaixador da Polónia em Portugal

Licenciado e doutorado em Ciências Naturais na Universidade Adam Mickiewicz.

Foi professor universitário na Escola Superior de Agricultura e Educação e investigador no departamento da Academia Polaca de Ciências, em Poznań. Na mesma universidade, assumiu a posição de Vice-Decano da Faculdade de Agricultura e Vice-Diretor do Instituto de Biologia Aplicada.

Foi Cônsul em Bruxelas e Cônsul Geral da Polónia em Toronto. Exerceu funções como Vice-Diretor do Departamento Consular e das Comunidades Polacas do Ministério dos Negócios Estrangeiros Polaco. Foi Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário na República Federativa do Brasil. Entre 2013 e 2016, trabalhou no Departamento de Cooperação com as Comunidades e diáspora polacas, tendo ocupado a posição de Vice-Diretor e Diretor.

James Rosener
Presidente da European American Chamber of Commerce

Partner e responsável pelo departamento comercial da empresa Pepper Hamilton LLP. Dirige a empresa International Practice Group, sendo sócio-gerente do escritório de Nova York e foi membro do Comité Executivo da empresa.

A sua atividade é essencialmente ligada à internacionalização, private equity, fusões e aquisições e financiamento corporativo.

João Taborda
Vice-Presidente, Assuntos Governamentais – Embraer Aviation Europe

Licenciado em engenharia mecânica pelo Instituto Superior Técnico, escola onde obteve também o grau de Mestre em Gestão de Tecnologia e Políticas de Engenharia com especialização no tema de compensações económicas associadas a aquisições públicas.

Com base em Bruxelas é responsável por assuntos com governos e por políticas públicas com impacto para o Grupo na região de Europa, África e Médio Oriente.

Jorge Vasconcellos e Sá
Professor catedrático

Possui duas licenciaturas em Economia e em Gestão de Empresas, uma pós graduação em Macroeconomia pela Fundação Gulbenkian, um MBA pela The Peter F. Drucker Graduate School of Management na Califórnia, e doutoramento em Gestão de Empresas (PhD), pela Columbia University, de Nova Iorque.

Foi-lhe conferida a Cátedra Jean Monnet pela fundação Jean Monnet em Bruxelas. Publicou 24 livros em doze idiomas. Exerceu as funções de consultor privado, administrador não executivo ou ensinou em programas de executivos de várias empresas multinacionais.

Luís Alves Monteiro
Partner na Boyden Portugal

Sócio da Boyden Portugal desde maio de 2006 é, atualmente, presidente da Comissão de Remunerações da Sociedade Orey Financial e da Sociedade Comercial Orey Antunes.

É ainda Presidente da Assembleia Geral da Sociedade de Inovação. Entre o final de 2013 e março de 2015, foi membro não-executivo do Conselho de Administração do Banco BIC, com responsabilidades no Comitê de Nomeação e Remunerações.

Formou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, em 1970. Mais tarde, concluiu o Advanced Topics of Bank Management da Faculdade de Economia da Universidade Nova e em 2001 completou o Strategic Management in Banking no INSEAD.

Em 1988, é convidado para Diretor-geral da Indústria e, de seguida, durante sete anos, Secretário de Estado da Indústria nos governos do Prof. Cavaco Silva.

Entre 2004 e 2005 foi Administrador Executivo da CGD, Administrador da Caixa BI e PCA da Caixa Leasing e Factoring, com responsabilidades nas áreas de crédito às empresas, crédito especializado e banca institucional.

Entre 2005 e 2006 foi Consultor de Empresas, altura em que aceitou o convite para se juntar à Boyden.

Luís Amaral
CEO Grupo Eurocash

Presidente do Conselho de Administração do Grupo polaco Eurocash.

Possui mais de 30 anos de experiência em gestão, adquirida em várias indústrias internacionais.

Luís Carmo Reis
Gestor de Mercado Sénior Rede Externa e Institucionais

Pós-graduado em Marketing e licenciado em Relações Públicas, colabora regularmente com várias instituições de ensino e associações empresariais em várias especializações e formações nas temáticas da internacionalização e captação de investimento estrangeiro.

Atualmente, é responsável, na AICEP, pelo acompanhamento e apoio às iniciativas de internacionalização das Associações Empresariais.

Após diversas experiências profissionais nas áreas da formação, comercial e marketing, iniciou (em 1998) o seu trabalho no então ICEP, em Espanha.

De volta a Portugal, desempenhou diversas funções técnicas e de Direção nas áreas de apoio à internacionalização de PME’s e na captação de investimento estrangeiro.

Miguel Frasquilho
Chairman da TAP

Mestrado em Teoria Económica (Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa).

Licenciatura em Economia e Mestrado em Teoria Económica, é também Presidente do Conselho Consultivo da João Mata, Lda. – Corretores e Consultores de Seguros, Docente na Universidade Católica Portuguesa e Membro do Comité de Marketing e Financiamento do Comité Olímpico de Portugal.

Foi Presidente do Conselho de Administração da aicep Portugal, Deputado à Assembleia da República pelo Partido Social Democrata e Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças do XV Governo Constitucional.

Orla Tunney
Embaixadora da Irlanda em Portugal

Embaixadora da Irlanda em Portugal e Embaixadora não-residente em Marrocos.

Ao longo dos anos desempenhou múltiplas funções nos Serviços Corporativos do Departamento de Negócios Estrangeiros e Comércio em Dublin.

Paulo Nunes de Almeida
Presidente da AEP

Licenciado em Economia pela Universidade do Porto. Iniciou a sua vida profissional no Banco Português do Atlântico (1982-1984), tendo desde então desenvolvido atividade empresarial, especialmente no sector têxtil.

Em termos associativos, foi Vice-Presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários (1986-1996) e seu Presidente da Mesa da Assembleia Geral (1996-2002), tendo desempenhado outros cargos diretivos na ACP – Associação Comercial do Porto e na ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, da qual foi Presidente da Direção e posteriormente Presidente do Conselho Fiscal.

É atualmente Presidente do Conselho Geral da AEP e Presidente da Fundação AEP, bem como membro do Conselho Geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.

É Presidente do Conselho Fiscal do F. C. Porto e da Futebol Clube do Porto – Futebol SAD.

Raslan Abu Rukun
Conselheiro da Embaixada de Israel

Desde agosto de 2017 que assume o cargo de Encarregado de Negócios interino na Embaixada de Israel em Portugal.

Em 2014, assumiu o cargo de assessor político / vice-chefe da missão na Embaixada de Israel em Lisboa.

Anteriormente, em 2009, deteve o cargo de Vice-Consul no Consulado Geral de Israel na região do Atlântico Médio na América do Norte, que abrange a Pensilvânia, Ohio, Delaware, Kentucky, West Virginia e Southern New Jersey.

Aderiu ao Programa de Treino Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros em 2006. Após término do programa, colaborou na Divisão de Cooperação Internacional em Jerusalém.

A sua primeira função no exterior levou-o à Embaixada de Israel em Katmandu, no Nepal, de 2007 a 2009, onde exerceu funções como Chefe de Missão Adjunto.

O Sr. Raslan Abu Rukun nasceu em Osfia, Israel.

Formado pela Universidade de Haifa em 2003 com diploma em Estudos do Oriente Médio e Ciência Política.

Em 2014, completou o Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Haifa.

O Sr. Abu Rukun é fluente em hebraico, árabe, inglês e nível médio em português.

Uriel Lynn
Presidente da Federação das Câmaras de Comércio de Israelita

Presidente da Câmara de Comércio de Telavive e do Centro Israelita e Presidente da Federação das Câmaras de Comércio de Israel.

Além dos seus cargos nas câmaras de comércio, Uriel Lynn atua como árbitro em centros de arbitragens comerciais locais e internacionais e, é proprietário de uma empresa familiar na área dos investimentos.

PROGRAMA

⦁ MANHÃ ⦁

8h45
REGISTO DE PARTICIPANTES
9h15
BOAS VINDAS

Paulo Nunes de Almeida, Presidente da AEP

9h30
SUCESSOS NA INTERNACIONALIZAÇÃO: FATORES COMUNS E ENQUADRAMENTO

Jorge Vasconcellos e Sá, Professor Catedrático

10h00
MERCADOS INTERNACIONAIS: ABORDAGEM E ESTRATÉGIA

Miguel Frasquilho, Chairman da TAP

10h30
DE TRAINEE A CEO DO GRUPO EUROCASH DA POLÓNIA: AS LIÇÕES DOS SUCESSOS E INSUCESSOS

Luís Amaral, CEO Grupo Eurocash

11h00
COFFEE-BREAK
11h30
COMO VENDER A MULTINACIONAIS: FATORES DE SUCESSO

João Taborda, Vice-Presidente, Assuntos Governamentais – Embraer Aviation Europe

12h00
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS NOS PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Luís Alves Monteiro, Partner na Boyden Portugal

12h30
HNA – ESTRATÉGIA E INVESTIMENTOS – EXEMPLO PORTUGAL

Cao Fenggang, Vice-presidente of Hainan Airlines

13h00
ALMOÇO NETWORKING

⦁ TARDE ⦁

14h15
IRLANDA – DE IGUAL A PORTUGAL NOS ANOS 80 A 2.5 VEZES O PIB PER CAPITA PORTUGUÊS

Orla Tunney, Embaixadora da Irlanda em Portugal
Andrew Parish, Connect Ireland
Alberto Cisterna, Enterprise Ireland

15h00
israel – a economia start-up

Raslan Abu Rukun, Conselheiro da Embaixada de Israel
Uriel Lynn, Presidente da Federação das Câmaras de Comércio Israelita
Zeev Lavie, Diretor na Divisão de Relações Comerciais Internacionais da Federação das Câmaras de Comércio de Israel

15h30
estados unidos – oportunidades e apoio institucional para aumentar as relações comerciais entre os eua e portugal

James Rosener, Presidente da European American Chamber of Commerce

16h00
polónia – estratégias e desafios para alcançar o top 10 no ranking das relações comerciais com Portugal

Jacek Junosza Kisielewski, Embaixador da Polónia em Portugal
Andrzej Arendarski, Presidente da National Chamber of Commerce

16h30
DEBATE

Luís Carmo Reis, Gestor de Mercado Sénior Rede Externa e Institucionais

17h00
ENCERRAMENTO

Paulo Nunes de Almeida, Presidente da AEP

Tradução simultânea inglês-português.

Inscrições

Público Geral

75€

Associados AEP

60€

Apoios

MEDIA PARTNERS

CONTACTOS

AEP – Associação Empresarial de Portugal

Avenida Dr. António Macedo
Edifício de Serviços
4450-617 Leça da Palmeira

T: 229 981 781
internacional@aeportugal.pt
portugalbusinessontheway.com

© Copyright AEP - Associação Empresarial de Portugal. Todos os Direitos Reservados.